sábado

Etiopatogênese: Relacionar a historia natural da doença com a etiologia da doença

Este relatório está intimamente ligado com o sériado  Dr.House:

House é uma série de investigação, em que o vilão é a doença e o herói é um médico polêmico, irreverente e anti-social que não confia em ninguém, muito menos em seus pacientes. Dr. House formou uma excelente equipe de três médicos, escolhendo apenas os melhores (de acordo com seus critérios pessoais e duvidosos) para diagnosticar doenças em casos misteriosos e já desacreditados.
Somente pacientes em estado crítico são examinados por esse time, sempre disposto a descobrir a causa dos males para salvar vidas, seja através das vias legais ou fazendo uso de métodos pouco tradicionais. House tem um bom amigo, confidente e especialista em oncologia, o Dr. James Wilson (Robert Sean Leonard).
Além disso, há uma química inconstante entre House e a Dra. Lisa Cuddy (Lisa Edelstein), a Reitora de Medicina e administradora do hospital; os dois estão sempre em conflito sobre os deveres do médico e seu comportamento nada convencional. Mas, ainda assim, ela é forçada a admitir que o seu brilhantismo vale todo o trabalho que House causa.
 Uma mulher com 39 anos, aparentimente saudável, com 28 semana de gravidez;  História de aborto e uso de fármacos a 30 anos. Apresentou síncope seguido de desmáios. Os médicos acreditaram que a mesma estava com eclâmpsia, hipótese esta, descartada pelo fato de sua pressão arterial está normal.  Em seguida ao caminho do hospital apresentou miastenia, não conseguindo deglutir, edema na entrada do esôfago sendo entubada com urgência e acoplada ao ventilador mecânico. Foi administrada streptoquinase para se evitar possiveis coágulos. Depois de vários exames e anaminese, chegou a um diagnóstico mais preciso; sua patologia era um tumor no interior do pulmão que estava se alastrando muito rápido, debilitando toda sua função fisiológica, possibiltando que de imediato fosse realizado uma cesária de urgência. Logo em seguida esta cesária foi realizada e com isto o bebe foi salvo, ocasionando a morte da mãe.      

importâcia da vacina

O obejetivo da vacinação é a erradicação da doença,a eficácia da vacinação contra algumas doenças infecciosas comuns;chega a ter 99,9% de eficácia como difteria e sarampo...
Os programas de vacinação são eficáses,a necessidades de imunização faz com que haja doses extras como as três doses antitetânicas;as vacinas podem causar eventos adversos ex:vomito,náuseas,febre etc...
Existem também vacinas combinadas, em que a criança recebe proteção contra várias doenças com uma única aplicação (tetra, penta e hexavalentes), que são encontradas exclusivamente em estabelecimentos privados. Essas são administradas em forma acelular, ou seja, com quantidades menores de endotoxina, minimizando as  reações adversas  e  tornando-as mais benignas, sem deixar de fornecer a mesma efi cácia das convencionais.
 As vacinas são mais eficazes quando se quer o controle e a cura da doença e, além disso, é o método mais barato. Há diversas vacinas que são muito recomendadas, principalmente quando nascemos, entre as vacinas recomendadas estão: BCG-ID que previne a tuberculose; Hepatite A e B; Vacina tetravalente (DTP = Hib) que previne contra a coqueluche, meningite, difteria, tétano e outras infecções; VOP (vacina oral contra pólio) que previne contra a Poliomielite que causa a paralisia infantil; VORH (vacina oral de Rotavírus Humano) que causa diarréia e desidratação; Antipneumocócica Conjugada Heptavalente que previne contra a meningite pneumocócica, sinusite e pneumonia; Antimeningocócica C Conjugada que previne contra a meningite meningocócica C; Influenza que causa a gripe; Febre amarela; SRC (tríplice viral) que previne a caxumba, rubéola e sarampo; Varicela que previne contra a catapora; DTP (tríplice bacteriana) que causa difteria, coqueluche e tétano. Agora que já sabe que tal dar uma corridinha no posto de saúde mais próximo de sua casa e vacinar seu pequeno, ou então ficar atenta as campanhas de vacina em todas as cidades. Além dessas vacinas citadas logo no início da vida há várias outras para prevenir outras doenças.
A maior parte das vacinas requer a administração de mais de uma dose. É necessário  respeitar o  esquema vacinal  recomendado para obter uma  resposta  imunológica  adequada, com a proteção esperada contra determinada doença. Se a pessoa não der seqüência à vacinação, a eficácia dela poderá ser prejudicada.

Inflamação aguda

A inflamação agúda é uma alteração no tecido vivo a nível vascular,ocorre rapidamente e tem duração relativamente curta com presença de exudação de  líquidos , migração de céluas polimorfonucleadas(neutrofílos).A presença de neutófilos no tecido é sinal de inflamação águda,os neutrófilos estravasa saindo do vaso.O endotelio possui proteinas adesinas que impedem a passagem de  neutrófilos,mas eles rolam encontrando uma passagem com um atrativo químico, uma proteína chamada químiocína produz uma substâcia química chamada de QUIMIOTAXIA que esta por sua vez provoca o deslocamento dos neutrófilos,por atração química.
O processo inflamatorio agûdo possui 3 componentes básicos: FEBRE resutado de uma proteina de fase águda L1 e L6 fator de necrose tumoral.
Alterações estruturais na microcirculação que permitem extravasamento de proteínas e leucócitos para o tecido gerando EDEMA.
Migração e acúmulo de leucócitos no local da lesão provocando DOR.

quarta-feira

Lesão por isquemia ou reperfusão

                                                  

Etiopatogênese geral das lesões:
Agente etiologico;qualquer agente que determine reações anormais da célula podendo levar a perca da capacidade de compensação(equilibrio homeostático)e gerar alterações bioquímicas,fisiológicas e morfológicas.Ex:cancer;alteração na célula e no seu funcionamento,carência de ferro(ferro forma as hemácias) produz pouca hemoglobina,coloração ipocromica(pouca cor).

Causas gerais das lesões:hipoxia(reduçãodo fornecimento de oxigenio às células)e anóxia(interrução do fornecimento de oxigênio as células.